A cor ideal para sua decoração

Compartilhe em:

Você sabia que as cores influenciam diretamente no nosso emocional? Por isso é que precisamos nos atentar nas cores que estão em nossa decoração e entender se estão alinhadas com as emoções que queremos para cada ambiente. Já pensou nisso? Vamos juntas conferir sobre cores na decoração da nossa casa?

Quando falamos do universo mágico das cores, podemos abordar milhares de temas diferentes. Na decoração eu poderia falar com você sobre técnicas de combinações, sobre o círculo cromático e outros. Mas eu quero conversar hoje sobre como eu faço para escolher as cores para decoração sem ser com essas técnicas.

Eu uso o princípio básico da psicologia das cores, um assunto bem mais profundo, mas vou listar para vocês as principais emoções que cada cor nos desperta. Mas antes, dois lembretes:

Primeiro lembrete. Independentemente do que o estudo da psicologia das cores falar, veja o que faz sentido para você! Muitas vezes associamos cores de acordo com nossa experiência de vida. Então uma cor pode significar uma coisa boa para você, mas nem tanto para mim. Então use elas a seu favor, conforme a sua essência.

Segundo lembrete. Equilíbrio é o tema da minha vida e aqui nas cores também! Cada cor tem seu aspecto negativo e positivo, por isso é sempre importante usar o equilíbrio para você não ter o efeito contrário do que está precisando.

Vamos às cores na decoração e suas emoções

Vermelho:  O vermelho causa um entusiasmo físico e uma certa agitação então ele é muito legal para ser utilizado por exemplo em sala de jantar onde você quer algo mais sociável. Em uma área Gourmet, por exemplo, onde você quer que as pessoas interajam. Mas ao mesmo tempo o vermelho ele traz aquela sensação de paixão, então se você aplicar de uma maneira mais tranquila e mais harmoniosa para um quarto de casal, também ficaria bem legal. Quando usamos o vermelho em excesso, ele vai trazer essa agitação excessiva e não será legal aplicar no quarto que precisamos descansar. Já reparou que muitos restaurantes usam vermelho? Não necessariamente é para te abrir o apetite.

Laranja: O laranja transmite muita criatividade e também é conhecido por abrir o apetite por ser uma cor quente. É bastante estimulante igual ao vermelho. Uma cor muito boa para ser usado em locais de brincadeira infantil por exemplo.

Rosa: Muito associado ao romantismo não é mesmo? Tem relação com a parte afetuosa e carinhoso. Mas quando ele é usado em excesso, ou em um tom pastel, ele é considerado emocionalmente frágil ou infantil demais. Você pode ter seu quarto rosa independente da sua idade, basta usar no tom adequado, combinado? Ele traz a sensação de aconchego de carinho, também ajuda a afastar um pouco a solidão. Se fizer sentido para você, pode ser aplicado na sala também.

Amarelo: O amarelo, assim como o vermelho e como laranja, ele traz um certo entusiasmo. É a cor da alegria e da confiança. Porém se usado em excesso, ele também vai trazer essa irritação, esse excesso de estímulo e irá te incomodar. O amarelo é legal usar em ambientes escuros como um corredor, onde você quer dar uma clareada ou até mesmo na cozinha e trazer alguns objetos como o eletrodoméstico, por exemplo.  Sugiro cozinho por ser o primeiro ambiente que usamos ao acordar, ele pode ajudar a despertar essa alegria logo no início do dia.

Marrom:  O marrom nos traz confiança e segurança. É muito fácil trazer essa cor no mobiliário por estar presente na madeira. Eu sugiro usar o marrom em um escritório no Home Office, às vezes os móveis do quarto podem trazer um tom mais escuro de marrom também para você sentir seguro ali naquele ambiente.  Mas quando usado em excesso, ele pode gerar a sensação de estar preso, de estar apertado.

Azul: A cor da calma, tranquilidade e concentração. Por isso é muito usado em home office e quarto infantil. Mas lembre-se que precisa fazer sentido para você! Se você trabalha com criatividade, por que não usar laranja ao invés de azul? O azul em excesso pode gerar frieza e distanciamento.

Verde: O verde é considerado a cor da saúde e da Esperança. Remete muita a natureza e, por isso, traz essa calmaria, tanto é que é usado em hospitais.  É uma cor que auxilia a gente se sentir revigorado. Então o verde pode estar presente em todos os seus cômodos, pode ser no quarto, pode ser na sala de estar, na sala de jantar, em um cantinho de meditação.

Roxo: O roxo é considerado a cor da espiritualidade e sabedoria. Já reparou que escolas de yoga e meditação usam bastante o roxo? Mas essa é a cor que te traz uma certa introspecção, esse é o seu ponto negativo. Então eu não usaria a cor roxa, por exemplo, em uma sala de jantar onde você quer algo social pois as pessoas vão ficar mais introvertidas e menos sociáveis.

Cinza: Muito queridinho no universo da decoração, está muito em alta ainda.  Devemos tomar cuidado pois ele remete a depressão quando usado em excesso e por longo tempo. É aconselhável trazer outras cores para poder equilibrar e não deixar o ambiente muito triste e muito frio. Você pode fazer isso trazendo madeiras e elementos naturais.

Branco: A cor da paz e tranquilidade! Também muito lembrado por trazer a sensação de higiene, por isso muito usado em banheiros e cozinhas.  Mas em excesso ele é extremamente frio e também causa distanciamento e isolamento.

Portanto, antes de escolher as cores apenas porque você gosta, agora você já tem conhecimento pra pensar “qual a sensação que quero sentir naquele ambiente?” para então conseguir escolher a cor ideal para sua decoração.

E se você tem receio de usar cor, fique tranquila, comece aos poucos em pequenos detalhes. Nosso próximo post será de algumas inspirações para você aplicar cor na sua casa, combinado?

Se ainda estiver inseguro para escolher sua cor ideal podemos agendar uma consultoria e explorar o melhor que seu ambiente pode te oferecer! Entra em contato para agendarmos o seu horário.

Você também pode gostar

Orçamento Grátis