A importância do design no desenvolvimento infantil

Giovana Fagnani
Giovana Fagnani

Compartilhe em:

A importância do design no desenvolvimento infantil

Compartilhe em:

Esse texto é para falarmos um pouco mais sobre a importância do design no desenvolvimento infantil e como você pode aplicar estímulos para seu filho na sua casa, de forma prática e rápida.

Primeiramente, vale ressaltar que este é o ponto de vista da nossa experiência e de estudos que fizemos ao longo do desenvolvimento dos projetos. 

Você já parou para pensar como o ambiente influencia em nossa vida? Como ele transmite sensações, nos estimula, nos acalma? E porque com as crianças seria diferente?

Desde os primeiros dias de vida a criança começa uma jornada de autoconhecimento e vai ganhando autonomia para seguir com as atividades mais simples do dia a dia, com por exemplo, se equilibrar, andar, comer, falar…

Podemos considerar também que a casa é a base do desenvolvimento da criança, é onde ela tem seu primeiro contato e terá como referência para o resto da vida. Por isso é muito importante essa preocupação com proporcionar o ambiente estimulante para a criança desde os seus primeiros dias de vida, é a base de seu desenvolvimento.

Parece difícil, mas é mais fácil do que você imagina! Quando falamos de ambiente, não estamos falando apenas do quarto, mas sim da casa toda, da escola, de todos os ambientes que a criança irá percorrer.

Portanto, ao longo desse artigo vamos te ensinando e dando dicas para você conseguir praticar em casa.

 Desenvolvendo a autonomia

Quando o assunto é dar autonomia para as crianças a primeira dica sempre é a cama baixa ou cama Montessori, com isso a criança ganha autonomia para subir e descer da sua própria cama.

Outra coisa simples que se pode fazer é deixar móveis, brinquedos, gavetas etc, na mesma altura da criança. Com isso dará autonomia para que ela faça suas próprias escolhas, pegar exatamente o brinquedo que ela quer naquele momento sem que precise de algum adulto para isso.

Desenvolvendo estímulos

Os estímulos para uma criança pode ser cores, texturas, sons, tudo o que estimule os sentidos. Por isso aqui uma dica bem simples é utilizar cores no ambiente, seja em paredes, desenhos ou em acessórios e adornos. Cuidado com os exageros e cores muito vibrantes, o equilíbrio é o ideal.

Muito comum para estimular bebês a andarem é a barra de apoio na parede. O motivo é que ela fla faz com que o bebê se apoie e estimule seus primeiros passos.

O espelho é muito utilizado como forma de estímulos em bebês também e eles adoram passar horas e horas se olhando e se descobrindo.

Ou seja, em todos os detalhes conseguimos enxergar a importância do design no desenvolvimento infantil.

Agora, vamos a um passo a passo para aplicar estímulos para seu filho na sua casa, de forma prática e rápida.

O primeiro passo é escolher o ambiente e deixa-lo seguro. Retirar vidros, retirar tudo o que possa causar um acidente. Tentar envolver a criança, sempre que possível, nas decisões e escolhas. Isso ajuda muito a desenvolver o autoconhecimento e a importâncias das suas escolhas.

Respeitar a identidade da criança é muito importante para que não gere conflitos. Por exemplo, se a criança tem uma personalidade mais agitada, você deve levar isso em consideração para fazer suas escolhas do que poderá ou não utilizar no seu projeto. Para crianças agitadas você deverá usar cores mais claras no quarto, evitar brinquedos que estimulem demais para que não atrapalhe o soninho.

Segundo passo é a escolha dos móveis. Como mencionamos antes, o importante é que sejam na altura da criança e respeitar a sua ergonomia. A setorização e organização do ambiente também influenciam na organização da criança. Por exemplo, separar a área de dormir, de vestir, de brincar, de estudar.

Dica valiosa aqui é investir em móveis pensados a longo prazo para que acompanhe todo o desenvolvimento da criança. Por exemplo, projetar o quarto pensando que quando tirar o berço, caberá uma cama.

Móveis com rodízios (rodinhas) são práticos e ajudam na autonomia de ir e vir.

Terceiro passo é a decoração em si. Escolher cores, quadros, tapetes, roupa de cama, texturas diferentes no tecido, brinquedos que desenvolvam de acordo com cada idade.

Quadros também estimulam, você pode optar por imagens que a criança reconheça como por exemplo os animais, flores, natureza, carros…

Concluindo, a importância do design no desenvolvimento infantil, todos os itens acabam influenciando no desenvolvimento infantil e deixá-los acessíveis às crianças é o ponto chave. Você pode assistir o nosso bate-papo lá no youtube para se aprofundar mais no tema e anotar mais dicas ainda!

Você também pode gostar

Como Ter uma Casa Instagramável: Pronta para Suas Gravações

Você sonha em transformar sua casa em um cenário perfeito para fotos e vídeos no Instagram? Com algumas dicas estratégicas, você pode criar um ambiente deslumbrante e funcional, pronto para suas gravações. Vamos explorar como você pode fazer isso, utilizando princípios de decoração emocional, neurociência aplicada à arquitetura e design

Continuar lendo »

Decoração Pet Friendly: Aprenda Como Fazer

Você ama seus pets e quer que eles se sintam tão confortáveis em casa quanto você? Transformar seu lar em um espaço pet friendly não só melhora a qualidade de vida dos seus animais, mas também pode tornar sua casa mais acolhedora e harmoniosa. Vamos explorar juntos como você pode

Continuar lendo »

Como Deixar Seu Apartamento Perfeito para Alugar

Chegamos em julho, mês de férias! Você está pronto para transformar seu apartamento para alugar em um espaço irresistível para futuros inquilinos? Preparar seu imóvel para alugar pode ser uma jornada emocionante e gratificante. Com alguns toques estratégicos e um pouco de criatividade, você pode destacar seu apartamento para alugar

Continuar lendo »

Fique por dentro das novidades e promoções do Co.Crie