Quando falamos em decoração de interiores provavelmente você também pense em marcenaria e muitas dúvidas surgem por ser um assunto bem amplo! Uns chamam de marcenaria, outros de móveis planejados, móveis sob medida,…mas a pergunta é, vale a pena fazer móveis planejados?
O objetivo da marcenaria é otimizar espaço e fazer um móvel exatamente com as características que você precisa, inclusive com estética que desejar.
Vale a pena ou não vale a pena investir em móveis planejados?
Já que a Marcenaria é um item de grande investimento quando se fala sobre uma reforma. E a resposta que eu dou é: sem dúvida nenhuma, a marcenaria tem muitas vantagens, mas deve ser usada com moderação. Acredito muito no equilíbrio entre marcenaria e móveis prontos e vou explicar o porquê.
Um bom projeto engloba o planejamento a longo prazo, e eu costumo dizer que se deixar o ambiente um caixote de MDF, vai ficar preso naquela decoração por muitos anos, sem poder modificar nada do lugar. Afina, você sempre pensará no valor investido. Estou errada?
A casa evolúi junto com você, ela é uma extensão do seu conhecimento. Então, nem sempre vale a pena deixar tudo fixo em apenas um layout possível para aquele ambiente. Mas é claro que há exceções, há ambientes que não se permite mais de um layout.
Por exemplo, há muitas escrivaninhas de design diferenciado que pode compor o seu quarto, deixá-lo bem mais moderno do que fazer uma escrivaninha tradicional em marcenaria. Outro exemplo são as divisórias internas dos armários, elas precisam ser flexíveis pois cada idade tem sua necessidade diferente de uso.
Por isso que eu digo que a melhor solução sempre é o equilíbrio!
A marcenaria tem milhares de vantagens, mas deve ser muito bem planejada.
Vantagens de ter um projeto de móvel planejado
Cada centímetro importa! E essa é uma das principais vantagens do móvel planejado. Pensar em um móvel exatamente de acordo com o ambiente que você tem, é maravilhoso!
Além disso você poder personalizar, é muito gostoso. Hoje em dia existem diversas cores, texturas, acabamentos, vidros, metais e puxadores. Todos esses detalhes fazem a diferença na composição. Cada detalhe importa e é isso que vai tornando sua decoração mais autêntica.
Além dessas vantagens, o móvel planejado é um excelente aliado no assunto de organização. Quando você consegue um local especifico para cada item, pensando para guardar exatamente aquele item, seu dia torna-se muito mais organizado! E organização é a alma da produtividade.
Por exemplo, quando faz uma cozinha planejada, precisa primeiro definir todos os eletrodomésticos. Pois cada um tem sua própria medida e suas próprias normas que devem ser seguidas. É a partir dessa informação que é possível iniciar o desenho e planejamento dos móveis, e assim decidir onde cada item será armazenado.
Essa organização conta muito também para um closet. Como que você, por exemplo, prefere guardar suas roupas? Penduradas em cabide? Dobradas em prateleiras? Gavetas? Você usa muitos vestidos longos?
Percebe que a divisória do armário é um item que influencia muito na organização? E é diferente para cada um?
Outro motivo que vale a pena investir nos móveis planejados é pensar na ergonomia. Como ele é um produto personalizado, a ergonomia pode ser ajustada para você. Se você é alto, suas bancadas podem ser mais altas também. Vai além de apenas estética.
Móveis modulares ou marcenaria?
Uma dúvida bem recorrente entre meus clientes é a diferença entre marcenaria e móveis modulares. Já vou te explicar!
Os móveis modulares são móveis fabricados em grande escala com medidas pré-estabelecidas, que você irá colocar na sua casa e fazer as adaptações necessárias. Já a marcenaria, é um trabalho mais artesanal. Onde o móvel é feito exclusivamente naquele momento e usando as medidas exatas do ambiente.
Por esse motivo, a marcenaria tende a ser um investimento bem mais alto que os modulares. Além de ter um prazo de entrega bem maior, pois precisa contar o tempo de produção, enquanto o modular é produzido em massa.
Em resumo, sabemos do investimento que é fazer móveis planejados, mas vale a pena! Os benefícios que você terá valem a pena o investimento, mas lembre-se que para tudo há um equilíbrio. Para você não se frustrar depois, faça um projeto com um designer de interiores.