Crie mais espaço com ajuda da decoração

Compartilhe em:

Muitas dúvidas surgem quando falamos de como decorar casas ou apartamentos pequenos, e como fazer com que esse espaço seja funcional e aconchegante ao mesmo tempo. Esse é o nosso tema para hoje! Tenho certeza que as técnicas que vou te apresentar irão te inspirar e criar mais espaços na sua casa com ajuda da decoração.

Todas elas são fáceis de serem aplicadas, mas lembre-se que estamos aqui caso precise, certo?

Como  fazer com que esses ambientes pequenos fiquem com a sensação de espaçoso? E ainda mais que caiba tudo o que você precisa ali! Bem desafiador, mas com técnicas certas você consegue. A palavra chave para isso é: equilíbrio! Independente das formas que irá usar, o equilíbrio é sempre ideal.

Desapego e planejamento

Antes de pensar na decoração você precisa criar a cultura do desapego e usar somente o necessário. Ficar entulhando coisas em uma casa pequena vai impedir com que sua casa fique funcional e aconchegante como você merece!

O planejamento é importante para que você consiga organizar tudo. Se você tiver um profissional do seu lado é o melhor dos mundos para te orientar com as melhores soluções, mas mesmo que você não tenha esse acompanhamento profissional, não tem problema mas não pula a fase do planejamento.

Muitas pessoas compram aleatoriamente, sem pensar no todo, e o resultado final é uma casa sem combinações, sem harmonia e principalmente, sem as soluções necessárias.

Então tenha calma e faça o seu planejamento, tenha todas as medidas de que precisa, e tenha em mente quais itens precisa mesmo comprar ou mandar fazer.

Paleta de cores

Muito se fala sobre cores escuras serem proibidas para apartamento ou casa pequenas.

Não vou mentir que cores escuras tendem a dar a sensação de um ambiente menor, mas como falei anteriormente, tudo depende da proporção. Existe o tal do equilíbrio, é nele que eu acredito.

Por exemplo, recentemente fizemos um quarto de um adolescente que ama preto, ama videogame, futebol, e ele queria o quarto preto. Essa é a fase mais comum de se querer um quarto preto! A solução foi equilibrar as cores com um painel em marcenaria preto e o restante dos móveis mais claros e amadeirados.

Então, isso vale para texturas também. Sabe quando você usa objetos, por exemplo, quadros ou gravuras, revestimentos com texturas ou muitos desenhos, você terá um ambiente mais carregado e com isso surge a sensação de aperto. Todas essas combinações influenciam sim, então quanto mais limpo, quanto mais clean for o ambiente, melhor será a sensação de espaço e amplitude.

Espelhos e vidros

Eu sei que é meio clichê, mas é verdade! Espelhos dão uma sensação de amplitude para o ambiente, uma sensação de continuidade daquele espaço.

Mas se não quiser usar espelho invista em vidros ou materiais translúcidos.  Vamos supor que você precisa colocar uma divisória na sala ou na cozinha, você pode usar portas de vidro. Assim com a passagem da luz, o ambiente irá continuar tendo a sensação de espaço que você precisa.

Móveis clean

Sabe aquele bom e velho sofá retrátil de antigamente? Já parou para ver o volume que ele ocupa na sua sala?  Móveis muito volumosos atrapalham a quando o objetivo é ganhar mais espaço com ajuda da decoração. Tente escolher móveis mais leves (visualmente falando), os famosos clean! Por exemplo, o sofá com pés altos sem ser encostado direto no chão, braços mais finos e não tão largos. Estes detalhes irão fazer diferença na composição final.

Também podemos falar sobre os móveis suspensos, então, tudo que você consegue tirar do chão e ter uma visão mais continua do piso, irá te ajudar a ter a sensação de que o espaço é maior. Por exemplo, rack suspenso e sofás com pés altos.

Portas de correr

Usar portas de correr sempre que possível, também é uma forma de ganhar espaço. Estou me referindo ás portas de passagens. Pois portas de correr para móveis, há uma pegadinha que você precisa prestar atenção.

As portas podem ser embutidas na parede, no drywall ou até mesmo com as ferragens aparente.

Já as portas de móveis irão depender da profundidade que você precisa, pois a ferragem utilizada vai “comer” um espacinho ali do seu móvel. Falamos disso com mais exemplos no nosso bate papo do instagram.

Abuse dos espaços na parede

A parede pode e deve ser bem utilizada. Abuse da sua parede com prateleiras e nichos, além de decorar ganhará mais espaço de armazenamento.  

Utilize arandelas, suportes para plantas, quadros decorativos, e outras opções. Você pode usar a sua parede de muitas maneiras.

Móveis multifuncionais

Móveis multifuncionais é lei para quem tá fazendo uma decoração de um ambiente pequeno. Independente do ambiente precisamos ter um móvel que tenha mais de uma função e com isso economizamos muito espaço. Mesas laterais que possam ser assentos para visitas, camas embutidas, bancadas retráteis, bancada de estudo que vire penteadeira. Você também pode aproveitar os itens funcionais para compor a decoração e ir deixando o ambiente mais charmoso. É o caso dos cestos organizadores, eles podem ser de uma estética mais decorativa e agregar mais uma função!

Nessas horas é válido investir em móveis retráteis ou embutidos.

Assista o nosso bate papo na íntegra para entender com mais profundidade cada item. Toda quita feira às 11:11hs no nosso instagram temos o nosso encontro marcado para passar muita inspiração para vocês!

Você também pode gostar

Orçamento Grátis