O conceito aberto nunca vai sair de moda

Compartilhe em:

A tendência conceito aberto já teve seu auge aqui no Brasil, e com a pandemia muitos repensaram nessa forma de construir suas casas. E você, é de qual time? Dos que preferem ambientes abertos ou fechados? Bora refletir um pouco sobre isso e como pode afetar seu dia a dia?

Trago essa reflexão aqui porque depois da pandemia muito se tem questionado essa tendencia, conforme estudos da WGSN, e há muitas pessoas repensando o jeito de ver a casa. É claro, não tem como dizer que a pandemia não influenciou nosso jeito de morar e enxergar nosso próprio ambiente.

Muitas famílias usavam a casa apenas como dormitório e lazer aos finais de semana, então se fazia muito sentido manter cozinha, sala de estar e jantar sem paredes, integrando todo espaço ao mesmo tempo, para manter um convívio mais próximo com todos que estão no local.

Porém com tanto tempo que passamos a mais dentro das nossas casas, a privacidade começou a ser repensada. Por exemplo, os pais trabalhando na mesa da sala e os filhos querendo ver televisão e brincar… quem passou por isso ou algo semelhante? Aqui em casa também tivemos essa experiência. Ou então alguém querendo silencio para relaxar e outra pessoa fazendo barulho com as panelas na cozinha?

Acontece que acredito que a famosa cozinha americana (aberta e separada por apenas um balcão) e o conceito aberto não devem acabar nunca. Acredito que o que irá realmente acontecer, é readaptarmos alguns cômodos da casa para o uso individual e mais acolhedor.

Por exemplo, muitas famílias tinham apenas uma estação de trabalho ou estudo e os moradores se revezavam entre eles, e agora houve a necessidade de ampliar essa estação. A primeira solução é de acrescentar uma bancada em cada quarto. Como também uma TV em cada quarto, e assim criando universos individualizados para manter a privacidade de todos. Assim como cada ambiente começou a ser mesmo bem personalizado para expressar a essência de quem realmente usa.

Vantagens do conceito aberto

Existem muitas vantagens em quebrar a parede da cozinha e manter tudo mais integrado, e sem dúvida, a principal vantagem é a interação entre todos os moradores. A pessoa que prepara os alimentos, não precisa mais ficar isolada na cozinha. Ela pode ter companhia das pessoas que estão do outro lado. As mães conseguem ver seus filhos brincando enquanto fazem outras atividades, e outra milhares de situações.

Trouxe como um exemplo prático este projeto super clean e aconchegante, onde a proposta principal era integrar os ambientes. Existe uma varanda que se estende da sala até a cozinha, porém há uma parede fazendo a divisão entres os ambientes.

Projeto

Durante o briefing, ficou nítido o quanto aquela família se reúne aos finais de semana e usam muito a área realmente para interagir e bater papo. A primeira estratégia para realçar a essência dessa família foi manter o conceito aberto.

Além desse convívio ser mais valorizado conseguimos também gerar uma sensação de amplitude do lugar. Quando enxergamos algo continuo, naturalmente temos essa percepção.

Imagem antes do projeto com a divisão de ambientes

O resultado do conceito aberto

Confira como ficou o apartamento com sala e cozinha, utilizando o conceito aberto.

Você já deve saber que nossa opinião aqui é sempre a famosa “personalização”, afinal, acreditamos mesmo que o que é bom pra uma família não necessariamente é boa para outra. E cabe a você definir o que faz sentido para todos que moram aí.  Mas gosto de trazer reflexões.

Se você quer se inteirar mais sobre as tendências da decoração para 2023, no destaque do Instagram falamos mais sobre isso! E se quiser transformar sua casa, conte comigo!

Você também pode gostar

Orçamento Grátis