Quarto das crianças, o que você precisa pensar antes de montar o seu

Compartilhe em:

Quarto de crianças ou bebês são sempre encantadores! Um universo que podemos explorar a criatividade mas precisamos antes disso pensar em alguns itens que farão muita diferença no seu dia a dia. Bora conversar um pouco sobre o que você precisa pensar antes de montar o quarto das crianças?

Independente da idade da criança, desde bebês até mais jovens, há alguns itens que precisamos pensar para que tudo funcione bem e você tenha um quarto bem gostoso para os pequenos, mas que acima de tudo funcione e tenha segurança!

Antes de tudo, eu sempre falo com vocês sobre o planejamento, sem ele as chances de você gastar mais e se enroscar no final, são bem maiores. Então vamos iniciar o planejamento pensando em quais são as necessidades do quarto das crianças. Elas vão estudar por ali? Brincar, dormir, vestir..? Precisam de camas extras? O que mais elas precisam? O que elas gostam? Quais temas, quais cores?

Depois de você levantar essas necessidades, você vai sim, buscar suas referências. Eu sou extremamente a favor de referência para você expandir sua mente e ver as possibilidades que você pode ter para o quarto das crianças. Mas lembrando que o próximo passo sempre é trazer para sua realidade e trazer para sua personalidade. Não é porque está bonito na internet que estará bonito na sua casa. Você precisa entender os tamanhos, proporções e principalmente trazer a personalidade das crianças para o quarto.

Pense na distribuição dos móveis para ganhar circulação e organização

O item que mais se diferencia entre uma de coração de quarto de adultos para o quarto de crianças, é o layout. Precisamos prestar muita atenção porque o layout é o primeiro passo para todas as outras consequências. No universo da decoração uma coisa puxa outra e se você tirar uma do lugar você pode desalinhar todas as outras sem perceber.

Quarto infantil é um ambiente que demanda muito a circulação. A criança precisa se movimentar, é comum ter brinquedos grandes, peças grandes para circular, carrinho de bebê, entre outros exemplos. O quarto precisa ser funcional para as crianças, mas também para os adultos que cuidam dela por isso o layout é tão importante. Você vai perceber que ele influencia totalmente na organização e na setorização o quarto infantil.

Pense na segurança

Quarto de criança precisa de muita segurança, muita mesmo!  Por isso precisamos pensar nos materiais que vão ser utilizados na decoração. Por exemploa, quando você fizer uma marcenaria, deve evitar cantos retos e pontudos, principalmente quando é mais baixo, por ser no nível da cabeça da criança.

Atente-se par o piso que você irá usar, cuidado para não ser muito escorregadio.  E também para os objetos decorativos, evite usar cerâmica, vidros ou peças que quebrem com facilidade.

Pense na autonomia e estímulos

Estamos falando de planejamento para quarto infantil, seja bebe ou crianças maiores, então precisamos pensar em qual altura os objetos irão ficar! No caso de bebês, precisamos deixar mais alto para segurança deles. Mas no caso de crianças maiores precisamos pensar em deixar tudo o mais próximo da criança para que ela tenha autonomia de pegar seus brinquedos ou roupas quando quiserem.  

Tudo no quarto de uma criança vira estímulos. Na decoração conseguimos trazer cores, texturas, formatos diferentes para irmos estimulando o desenvolvimento deles.

Pense na durabilidade

Para quartos de crianças precisamos pensar na durabilidade de tudo, porque sabemos que há mudanças constantes! Desde a evolução e crescimento deles até seus gostos e personalidade.

Tudo que você fizer no quarto infantil, você precisa pensar a longo prazo para evitar desperdícios de tempo e dinheiro. Uma das técnicas que uso em meus projetos é evitar partes fixas demais. O que quero dizer com isso? Use a marcenaria com equilíbrio! Caso contrário você não vai conseguir remanejar o quarto se precisar.

Um guarda roupas precisa ser pensado para que ele possa ir alterando suas divisórias internas e ir atendendo a necessidade da criança. Você já usou um cabideiro de adulto para pendurar roupa infantil? Percebeu quanto espaço você está perdendo ali em baixo? Que tal colocar dois cabideiros? Ou prateleiras que possam ser retiradas depois?

Outro item que pensamos a longo prazo é a decoração mesmo. Evite usar camas temáticas, deixe os temas para a roupa de cama que você poderá trocar com amis facilidade depois. O mesmo vale para todos os itens decorativos.

Temos um post somente sobre esse assunto, vale a pena conferir depois dessa leitura.

Não deixe de pensar na diversão

Já falamos de circulação, layout, função, durabilidade, segurança e organização. Agora vamos falar da parte mais gostosa? Da diversão!

Trazer sempre algo muito divertido para esse ambiente é bem importante. O mundo infantil é gostoso por causa disso e não podemos tirar essa alegria das crianças, então trazer itens divertidos além de ajudar a alegrar o quarto, vai também ajudar a decorar. Por exemplo, garras de escalada, cabanas, quadros para escrever e pintar, luzes para trazer a sensação de magia também é super bem vindo.

E decidir o que você irá usar no quarto das crianças está completamente ligado com o layout, circulação e segurança.

Percebe que falamos de layout, segurança e tudo se interliga? Por isso quis trazer esses itens para você pensar antes de montar a decoração do quarto dos seus filhos. Para depois pensar nas cores, nos temas… e ter a certeza de que tudo irá funcionar.

E lembre-se que podemos estar ao seu lado nesse planejamento, conte com nossos serviços!

Você também pode gostar

Orçamento Grátis