Você pode ou não gostar da sua casa, mas é para lá que você volta todos os dias ou pelo menos, quase todo dia! E aqui te pergunto, qual a sensação que você tem ao chegar em casa? Você se sente acolhido? Então aqui vão algumas ideias de como você pode transformar sua casa “fria e distante” em um lar acolhedor e aconchegante.
Podemos aproveitar tudo o que a vida ao ar livre nos oferece, mas isso não significa abrir mão do conforto do nosso lar, concorda comigo?
Primeiro antes de mais nada precisamos identificar o que pra gente é um “lar acolhedor” pois isso é subjetivo e o que vou trazer para você não são regras absolutas, são resultados de estudos e vivências, mas nunca podemos esquecer que a casa é um reflexo da gente, portanto, nenhuma casa é igual à outra!
Já falamos aqui sobre decoração autêntica, depois de ler este artigo, leia sobre decoração autêntica aqui.
Então vamos lá, respira fundo, conecte-se com sua casa e vamos as às nossas ideias.
Use cores!
Existem diversos estudos sobre as emoções que as cores nos transmitem e já fizemos um post sobre isso aqui no Ouse Aí. E a ideia aqui é escolher uma paleta equilibrada, nem tão vibrante que vá acelerar demais a sua mente e nem tão calma que te deixará na inércia.
Pense o que você quer sentir naquele ambiente, por exemplo na sala de jantar pode ser considerado tons vibrantes, mas podemos pensar em “calmaria” para aquele sono mais tranquilo no quarto.
Brinque com as texturas
As texturas são grandes aliadas para nos trazerem sensações de que estamos em um lar aconchegante, principalmente quando pensamos nos tecidos macios do sofá, das almofadas, cortinas, lençóis, tapetes… e por aí vai.
Conseguimos também trazer muita memória afetiva com as texturas que podem ser desde lisas, macias até ásperas e rugosas. Com certeza tem algum toque que faça te lembrar de coisas boas na sua vida. De uma viagem talvez? Ou da casa da vó com aquelas texturas de bordado?
E lembre-se que quando falamos de textura não nos limitamos aos tecidos, elas estão presentes na tinta, nos revestimentos, no papel de parede, na sua marcenaria e em todos materiais.
Não tenha medo, Decore!
Aqui é onde mora a maior chance de você conseguir personalizar sua casa e transformar em um lar acolhedor e aconchegando.
Não deixe de decorar seu ambiente usando adornos nas paredes, preenchendo espaços que te representem um vazio, trazendo itens que contem sua história.
O equilíbrio é sempre o melhor caminho, não exagere, mas também não economize na ideia de usar adornos.
Traga a natureza
O instinto do ser humano é de estar na natureza, ela nos acalma! Então traga ela a seu favor na sua decoração.
Tudo bem se você não deseja usa plantas, há muitas maneiras de trazer a natureza para sua casa como objetos de madeiras, quadros de paisagens, tons terrosos nos mobiliários e mais outras infinitas possibilidades.
Espero ter despertado algumas ideias para você transformar seu lar do “frio” para o acolherdor e aconchegante. E se precisar de auxilio no processo da sua transformação é só entrar em contato.
Conheça também nosso trabalho nas redes sociais para inspirações diariamente: Pinterest e Instagram