Disposição dos móveis fugindo do óbvio

Giovana Fagnani
Giovana Fagnani

Compartilhe em:

Disposição dos móveis fugindo do óbvio

Compartilhe em:

Uma das possibilidades de transformar o seu ambiente sem gastar muito é trocando os móveis de lugar! As vezes você pode se surpreender com o resultado! Hoje vamos falar um pouco sobre a disposição dos móveis fugindo do óbvio. Acompanha até o final que nossa missão aqui é sempre te inspirar e mostrar um pouco do nosso trabalho também!

O que é disposição dos móveis?

Quando falamos em disposição dos móveis, estamos falando , tecnicamente, de estudo de layout! Que nada mais é do que o estudo que analisarmos o ambiente e as possibilidades de distribuição dos mobiliários nele. Por exemplo, sabe quando você vai colocar a sua cama no seu quarto e pensa em qual parede ela ficará? Quando você pensa dessa maneira, você já está fazendo o estudo de layout do seu quarto.

E para dar continuidade nesse tema, eu quero apresentar dois projetos, um é de uma sala de estar que já publicamos aqui o processo criativo anteriormente. O outro é um estudo de layout que fizemos para um apartamento da nossa cliente que mora em São Paulo.

Distribuição dos móveis para o apartamento

Vamos começar te apresentando a disposição dos móveis antes para depois te apresentarmos as nossas soluções de layout.

E agora percebam a diferença na disposição dos móveis na nossa proposta de layout. Nossa cliente queria inserir o seu home office na sala para aproveitar a vista da janela que vai de ponta a ponta do apartamento. E por isso nos chamou para ajudá-la com o layout e descobrir qual seria a melhor maneira de fazer tudo caber e ainda acrescentar o office. Digo tudo caber porque os itens de necessidades eram muitos: cantinho da leitura, da tv, cantinho da calopsita, plantas e sala de jantar.

Todos os itens do apartamento contavam alguma história da vida da nossa cliente, então não queríamos nos desfazer de nada.

O grande diferencial para a disposição dos móveis nesse layout que está fugindo do obvio foi pensar na setorização. Quando fizemos o briefing com a cliente percebemos que ela gostava e valorizava muito a organização do dia a dia e que gostava “de cada coisa no seu lugar”. Então sugerimos exatamente isso, que cada ambiente tivesse sua função.

Quando dizemos que este layout está fugindo do obvio é por causa da posição da poltrona e do cantinho de leitura. Alí existe uma estante embutida que estava sem muito uso, e o estudo todo girou em torno de colocarmos a poltrona da leitura ali e transformá-lo em um novo cantinho da leitura, sem perder a vista da janela.

Antes de decidirmos que a poltrona ficaria ali, levamos em consideração a disposição dos móveis pensando na circulação, uma vez que ela estava na frente do corredor. Mas afastando um pouco o sofá para trás, deixamos a circulação suficiente para que o dia a dia fique bem confortável.

Outras soluções foram adicionadas como por exemplo, unir todas as plantas existentes e fazer um urban jungle em uma parede logo ao lado da gaiola da calopsita. Também sugerimos uma mesa maior, de 80cm para 120cm para acomodar melhor as cadeiras já existentes.

Sugerimos a troca da estante da tv por prateleiras com cremalheiras, assim também conseguimos colocar o office junto, aproveitando o espaço e a iluminação natural.

Dica de ouro: para fazer estantes com cremalheiras nunca coloque a distância entre uma e outra maior que 80cm, isso porque prateleiras superiores a esta medida, costumam envergar. 

Concluindo, a partir do novo cantinho de leitura, conseguimos incluir o office e manter todas as demais funções que a sala já possuía.

Distribuição dos móveis para a sala de estar

A sala de estar foi feito para uma família que estava de mudança de um apartamento para uma casa. E essa casa tinha uma sala de entrada que seria utilizada como o cartão postal! A intenção é receber amigos, ter um lugar de bate-papo descontraído e sem televisão! Sim, o objetivo é confraternizar, a sala de tv ficará em outro cômodo.

Vamos ver as imagens do projeto para ver se vocês entendem o diferencial desse layout? (Essas imagens são do nosso primeiro estudo, nossos clientes solicitaram pequenas alterações)

O ponto focal desse projeto foi colocar um sofá de canto, uma ideia dos próprios clientes para a disposição dos móveis. A partir da posição do sofá nós desenvolvemos a setorização do ambiente.  É comum usar sofás sempre encostados na parede não é mesmo? Mas aqui nós quisemos um ambiente mais acolhedor e intimista, por isso optamos pelo sofá de canto, porém com uma lateral sendo a divisória do ambiente. Isso evitou também que tivéssemos muito espaço perdido no centro da sala.

Com isso conseguimos setorizar a sala de estar com um hall de entrada. Mas aqui vai uma dica valiosa: escolha sofás com design diferenciado para que as costas dele não atrapalhe a sua decoração. Ou se não for possível isso, opte por fazer um acabamento de marcenaria. Esse acabamento além de esteticamente bonito também poderá servir de apoio e prateleiras para decoração.

No projeto, escolhemos um sofá modular que permite que nosso layout saia do obvio. Agora essa seria uma outra opção de disposição dos móveis, entretanto mais tradicional e sem setorizar o ambiente sala do hall.

Disposição dos móveis para sala de estar para receber amigos
Disposição dos móveis para sala de estar para receber amigos

Vamos concluindo esse assunto por aqui. Agora me diz, o que acharam de tudo isso? Conseguiram se inspirar para pensar em algumas mudanças da disposição dos móveis ai na sua casa?

Se ficarem com alguma dúvida não deixe de nos perguntar. Lá no Instagram do Studio Co.Crie estamos sempre respondendo perguntas e ajudando você a transformar seu cantinho também.

Você também pode gostar

Fique por dentro das novidades e promoções do Co.Crie