As novas tendências do morar

Giovana Fagnani
Giovana Fagnani

Compartilhe em:

As novas tendências do morar

Compartilhe em:

Já estamos acostumados com a frase o “o novo normal”, mas já pararam para pensar como esse novo normal está mudando nossa maneira de morar? Com todas as mudanças que estamos vivendo, muitas novas tendências do morar que já haviam dado sinais de existências estão cada vez mais aceleradas e vemos isso constantemente em nossos projetos.

E neste post quero compartilhar com vocês um pouco do que temos acompanhado com nossos clientes e também estudado. Simm, estamos sempre estudando para nos aperfeiçoar e trazer as melhores e mais modernas soluções de projetos para vocês.

Tendência faça você mesmo

Uma das tendências que é super notória é a tendência de a atividade doméstica fazer parte do cotidiano e como passa tempo, por exemplo, quantas pessoas você conhece que começaram a cozinhar nessa pandemia? Quantas pessoas aprenderam a fazer pão? Ou receitas novas?

Nas redes sociais estamos vendo muitas pessoas se aventurando no “faça você mesmo”, inclusive na cozinha, fato comprovado pela maior procura de projetos para cozinhas.

Na onde do “faça você mesmo” ainda vê muitas pessoas se aventurando e se descobrindo confeccionando móveis, objetos decorativos, artesanatos, entre outros.

Toda essa mudança de comportamento está muito relacionada ao momento em que vivemos, e muitas pessoas estão descobrindo esses hobbies como forma de terapia e passa tempo.

Com tudo isso as necessidades de um projeto estão mudando. Estamos percebendo que cada vez mais é necessário projetar espaços para que esses hobbies sejam factíveis de serem realizados na própria casa. Assim como de armazenamento com mais inteligência, aproveitando cada cm e deixando prático para que as novas ferramentas desses hobbies tenham um lugar para serem guardadas sem gerar caos e bagunça.

Tendência artesanal

Outra tendência do morar que está em alta e que me alegra o coração é a tendência do artesanato. Muito ligada com a tendência do “faça você mesmo”, estamos vendo uma crescente valorização do trabalho manual e artesanal.

As pessoas estão priorizando bastante o processo de criação e fabricação. Todo artefato decorativo ou até mesmo o projeto traz consigo uma bagagem de histórias, de motivos, de tradições… e isso é refletido no produto final.

Materiais naturais estão sendo muito procurados, eles trazem também um aspecto biofílico, a tendência do bem estar no nosso morar.  Materiais como cortiça, madeira, cerâmica, entre outros, trazem o aconchego ao ambiente, ajudam a trazer a natureza para a sua casa e consequentemente ajudam a relaxar e tirar o stress do cotidiano.

Tendência resinificando os ambientes

Linkedin fez uma pesquisa no Brasil afirmando que 62% das pessoas estão ficando mais estressadas e ansiosas trabalhando de casa. E com isso você já reparou como os ambientes do seu lar podem, ou já estão, sendo resinificado? Está é uma outra tendência do morar que podemos citar.

Os ambientes estão sendo cada vez mais multifuncionais, salas virando escritórios, quartos virando salas, banheiros virando spa… Sim, banheiros virando spa! Com essa rotina louca que estamos vivendo os banheiros estão sendo resinificados também. Muitas pessoas estão buscando seu momento “relax” nos banhos relaxantes. Fato é que a procura por produtos naturais, óleos, sabonetes e cremes, tiveram uma alta procura recentemente.

Acima, citamos alguns projetos onde a funcionalidade do quarto foi alterada devido às novas tendências do morar. Quartos mais interativos para diversão, estudos e trabalhos também ganharam um novo significado.

E com essas novas tendências do morar, nós designers e arquitetos, estamos sendo cada vez mais desafiados a criar armazenamentos inteligentes. Sabe aquela história de aproveitar cada cm? De camuflar os armários? De brotar armários de onde jamais imaginaríamos?! Então, isso tem acontecido bastante!

Neste projeto, nosso cliente precisava de bastante espaço para arquivos do seu escritório, incluindo muitos livros. Nosso desafio era manter o espaço de armazenamento e ainda assim deixar o ambiente espaçoso e confortável para o dia a dia.

Home office confortável e com bastante área de armazenagem.

Nossa solução foi aproveitar melhor os espaços das paredes criando um painel com nichos para as enciclopédias, o painel embutido para TV, e gaveteiros na mesa do trabalho. Abaixo da janela aproveitamos o espaço que normalmente não é utilizado, para criar um balcão bem generoso com uma boa capacidade de armazenagem. Confira as fotos de como era antes:

caso queira se aprofundar mais neste tema e em outras tendências, sugiro que acompanhem o trabalho da WGSN, empresa internacional especializada em monitorar as transformações que irão impactar a forma como os consumidores pensam, sentem e se comportam. Isso não exclusivamente relacionada ao universo da arquitetura de interiores, mas sim com diferentes frentes como por exemplo, moda, gastronomia, lifestyle entre outros. Para quem gosta do tema, vale a pena conferir!

Com isso vamos fechando o post de hoje, deixando várias reflexões para vocês sobre as tendências e modificações do morar. E claro, não esqueça de compartilhar conosco todas como tem sido as modificações no seu lar! Como você está lidando, já notou alguma dessas tendências ai com você também?

Você também pode gostar

Fique por dentro das novidades e promoções do Co.Crie