Painel ripado e suas possibilidades

Compartilhe em:

O painel ripado é um elemento de muito sucesso na decoração já faz um bom tempo. Ainda assim como mostram as tendências, ele permanecerá por muito tempo ainda! Mas a notícia boa é que devido à tecnologia e a versatilidade dos materiais, hoje podemos contar com muitas maneiras de construir um ripado ou ao menos representar o seu efeito.

E isso é ótimo! Poque além de democratizar, tornando-se mais acessível, também vem se tornando cada vez mais prático em instalações.

Sendo assim, nosso objetivo aqui hoje é mostrar para vocês as possibilidades de uso e de montagem. Vamos lá?

Painel ripado em MDF

O mais comum de todos e com um alto custo é o tradicional painel ripado feito de ripas de MDF. O custo se deve pela quantidade de material utilizado e pela mão-de-obra também, pois é uma produção manual que demanda muito tempo e trabalho do marceneiro.

E mesmo assim, a técnica de montagem de um painel ripado varia muito conforme cada marceneiro. Neste vídeo do Mundo Marcenaria, ele mostra uma maneira de fazer e para quem gosta, é interessante assistir.

Painel ripado sob medida em BPS

Tecnicamente falando EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. Foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz. No Brasil é popularmente conhecido como Isopor®, marca registrada da empresa Knauf Isopor.

Com esse material é possível fazer inúmeras molduras, produtos, fachadas, e inclusive, um painel ripado bem mais econômico que o MDF.

É possível encontrar na ‘internet’ placas prontas de ripados em EPS, mas quando precisamos de um painel sob medida, nós sempre buscamos nossos parceiros da Isocort.

As vantagens desse material é a resistência! São imunes a pragas, podem ter contato com água, são tão resistentes que, são usados em fachadas externas.

Ripas prontas de fácil instalação

Essa é uma ótima dica para quem gosta de se aventurar no DIY. A coleção Multilinha Poliestireno da Santa Luzia, traz essa praticidade e facilidade de instalação. Ou seja, coleção é composta por ripas, filetes e acessórios.

Conforme explicação do próprio fabricante, “os perfis são totalmente ecológicos e sustentáveis, pois são provenientes da reciclagem do ISOPOR®,  após reciclado grande parte desta matéria-prima  são aproveitados em nossos perfis que, após ter chegado ao fim de sua vida útil, o perfil poderá ser reciclado e transformado em matéria-prima novamente e usada para fabricação de novos produtos.”

Estão disponíveis em várias cores e várias madeiras, como ipê, dourado, pinos, ébano, preto, prata… vale a pena entrar no site e conhecer!

Placas prontas

Na internet é possível encontrar muitas empresas que disponibilizam placas de painéis ripados de várias medidas. Então, você encontra na Leroy Merlin, C&C, e até mesmo no mercado livre. Logo, é só calcular a quantidade que você irá utilizar.

No exemplo abaixo, encontramos o ripado em tom de azul no Mercado Livre.

MDF Brise

Quer um efeito de ripas, mas sem ripas? Oi? Isso é possível??

Sim!! Ano passado a marca Duratex lançou um padrão de MDF chamado Brise contendo linhas verticais que nos remetem as ripas, no entanto, ele não possui a elevação das ripas propriamente ditas. Então, além de mais econômico, a vantagem é a facilidade de limpeza no dia a dia.

Revestimentos cerâmicos e porcelanatos

Além de todas as opções de painéis ripados que mencionamos até agora, também podemos citar os revestimentos que imitam esse efeito de “ripas”, como, por exemplo, o revestimento da Portobello Decor Ibirapuera. Portanto, ele traduz a versão do painel ripado em placas de 90×30 cm e com isso você precisa de profissionais especializados para instalação.

O Porcelanato Tavola Decor da Portinari, traz as linhas das ripas em diferentes formas, nesse sentido cria uma movimentação muito interessante ao projeto.

Onde usar o painel ripado?

As possibilidades são inúmeras, e nada melhor do que apresentar com imagem para te inspirar.

Em conclusão, nesse post vimos que temos muitas possibilidades de se representar um painel ripado. Portanto, a grande vantagem dessa versatilidade é poder manter o equilíbrio financeiro da sua obra. Cada material com suas vantagens, desvantagens e a decisão de qual usar sempre varia conforme o projeto e a necessidade de cada morador.

Comenta conosco o que acharam do post, principalmente se foi útil para vocês?

Uma ótima semana e até o próximo post!

Você também pode gostar

Orçamento Grátis